Igarapé da Paca

História

Quando do início da abertura da Fazenda Talismã, por volta de 1985 fez-se na ocasião, nesta propriedade, um barraco de madeiras bruta, mas lavradas e, coberto de tabuinha, na margem esquerda de um Igarapé, o qual hoje, se denomina de “IGARAPÉ DA PACA”. De frente, onde era este barraco, tem uma cachoeira denominada de “Cachoeira da Roda D’água”, a qual banhava naquela época os peões que ali trabalhavam. Hoje nela, esta locada uma bomba acoplada a uma Roda D’água, a qual abastece com água potável a sede da Fazenda Talismã. Além disso, esta Cachoeira nos presenteia com um gostoso local de banhar-se em suas águas cristalinas, dando o aspecto de estarmos debaixo de uma ducha em maiores proporções, com águas frias. Uma delícia são poucos que tem esse privilégio.

A nascente do “IGARAPÉ DA PACA” esta localizada na própria reserva ecológica da Fazenda Talismã. Esta nascente é formada por vários olhos d’água, brotando do terreno em meio à vegetação durante o ano todo, nos propiciando águas suficientes para a vida animal e vegetal mantendo o equilíbrio ecológico, alem de fomentar estruturas ecologicamente correta, tais como; roda d’água, turbina de energia, sendo estas, sem causar impactos ambientais. Como podemos notar o “IGARAPÉ DA PACA” fornece água encanada, energia elétrica, sendo as mesmas, o suficiente para manter as estruturas sociais que ali estão.

No mesmo “IGARAPÉ DA PACA”, Além da cachoeira da roda d’água, temos também, a “Cachoeira da Pedra” com sua beleza imponente, saltando seus 15 (quinze) metros abruptos de altura, deixando suas águas caírem em cima de uma pedra de 3 (três) toneladas ou mais, daí a origem do nome “Cachoeira da Pedra”. Esta pedra desprendeu-se muitos anos atrás do paredão rochoso com formação em arenito. Neste mesmo paredão, um pouco a esquerda daquela pedra, podemos notar vários filões de água desprendendo da ponta de raízes e folhas de vegetais diversos que estão apoiadas juntas a esse paredão, formando um saltitar de gotas d’água, dando-nos naquele momento um imenso prazer de vivenciar tal espetáculo. A natureza nos dá belezas diferenciadas e gratuitamente, portanto, temos que preservar tais coisas.

O nome “IGARAPÉ DA PACA” se originou a partir da primeira Família que ali veio para residir, plantar, criar e cuidar das benfeitorias e dos animais que ali estavam. As fontes de proteínas eram apenas a pesca, a qual, só praticava no Rio Francisco Bueno (Chico Bueno) e a caça, sendo esta, realizada as margens do referido igarapé e o animal preferido para o abate era justamente a Paca. Devido a isso, ficou então, batizado desde aqueles tempos com o nome de “IGARAPÉ DA PACA”. 

Iniciar uma conversa Olá! Clique para falar conosco.